quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Globalização

O QUE SIGNIFICA GLOBALIZAÇÃO
      A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países.São características desse período as inovações tecnológicas e a consequente aceleração de difusão de informações.

AS FASES DA GLOBALIZAÇÃO
     O que chamamos de globalização representa a fase atual de um movimento iniciado com as grandes navegações, no século XVI que abriram aos conquistadores europeus as terras do novo mundo, principalmente na América.
     A revolução industrial que teve início na Inglaterra e se espalhou depois para outros países europeus e pelos Estados Unidos marcou uma nova fase da globalização.
     A máquina à vapor foi introduzida nos meios de transportes, como trens e barcos.Outras inovações tecnológicas, como o telégrafo e o telefone, atravessaram continentes, ampliando os meios de comunicação e encurtando distâncias.

Fundamentos da geografia

A geografia é a ciência que visa a observação e a interpretação do espaço em que vivemos com o objetivo de melhorá-lo e adequá-lo as necessidades dos seres humanos buscando causas e consequências dos problemas atuais indicando suas soluções e a preservação de outros.

As ações humanas são percebidas em todo o planeta.Em outros tempos era a natureza que modelava a paisagem, hoje é a sociedade.Não se estuda apenas os aspectos físicos, pois os espaços terrestres estão certamente humanizados e faz-se necessário compreender o espaço a partir de fatores humanos:economia, sociedade,política e cultura.

Portanto o espaço geográfico não é humano pelo simples fato de ser habitado pelo homem, mas antes de tudo é produto do meio de toda atividade humana.O que nele é produzido é fruto do trabalho, sendo uma resposta da natureza.O espaço humanizado é um produto histórico que sofre um processo de acumulação técnico- cultural refletindo assim as características da sociedade que o produz.

A geografia

-Definição
    A geografia é uma ciência que estuda a distribuição dos aspetos físicos e humanos da superfície terrestre, os localiza, descreve, explica e inter relaciona.Do grego - Geographia - que significa descrição da Terra.A geografia tem como principal objeto de estudo o Espaço Geográfico, que corresponde ao palco das realizações humanas.

-Especialidades da geografia:

Geografia humana: estudo das mudanças verificadas no globo terrestre em consequência das atividades humanas.

Geografia política: estuda da influência de fatores econômicos de um país.

Geografia física: focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia e relevo e os impactos decorrentes da exploração.

Geografia econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo.

Geografia cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas a dos lugares.

Geografia médica: realiza mapeamento de doenças e sua distribuição no espaço geográfico.


-Conceitos da geografia:

ESPAÇO GEOGRÁFICO: é conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana.O espaço geográfico apresenta:
            *elementos naturais = rios, vegetação, montanhas
            *elementos culturais = estradas, cidades, indústrias
            *elementos invisíveis= amizade, amor

PAISAGEM:porção de território que abrange num lance de olhos, vista, panorama.É o conjunto dos naturais e culturais que podem ser vistos em um local.
            *paisagem natural = onde a intervenção do homen é pequena ou inexistente.Exemplos: trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas.
            *paisagem cultural:resultantes de transformações da natureza pelo trabalho humano.Exemplos: rodovias, cinemas.

LUGAR:é uma  porção ou parte do espaço onde vivemos nosso cotidiano em interação com uma paisagem, isto é, numa relação nós influenciamos essa paisagem e estabelecemos vínculos.Exemplo:nossa casa, nossa rua.

TERRITÓRIO:é um dos elementos constituído do Estado, composto pela porção física do planeta sobre o qual ele exerce a soberania.

ESTADO:é uma constituição organizada, social e juridicamente ocupando um território definido, normalmente a lei máxima é uma Constituição escrita e dirigida por um governo, também possuindo soberania reconhecida internamente e externamente.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Obra Literária UFPR 2012/ 2013

Anjo Negro- nelson Rodrigues
Felicidade Clandestina - Clarice Lispector
Inocência -  Visconde de Taunay
Luciola - José de Alencar
Os Dois ou o Inglêns Maquinista - Luis Carlos Martins Pena
O Bom Crioulo -  Adolfo Caminha
Poemas Escolhidos - Gregório e Matos
Romanceiro da Inconfidência -  Cecília Meireles
São Bernardo - Graciliano Ramos
Urupês - Monteiro Lobato

sábado, 6 de outubro de 2012

Dominação e independência na África

Durante a expansão colonialista da II Revolução Industrial, a África sofreu o ataque das potências industriais que acabou dominada, dividida e subjugado aos interesses deste país.Durante a I e II Guerra Mundial, o continente africano foi envolvido direta e indiretamente nos conflitos.Forneceu a matéria - prima para a indústria bélica e recursos naturais para as indústrias europeias.

Após a II Guerra Mundial os africanos pleitearam as suas independências e os europeus,enfraquecidos pela guerra, tentaram negociar as independências, a fim de  manter pelo menos, as vantagens econômicas.As colônias inglesas e francesas, em sua maioria, seguiram este caminho, mas algumas situações foram resolvidas com longas guerrilhas e posteriores guerras civis.

Dentro deste contexto, teve grande participação ideológica da guerra fria. As facções em conflito receberam, respectivamente, o apoio ou oposição das potências mundiais que queriam os novos países para integrar o seu respectivo bloco econômico.

Revolução chinesa

A China era um império absolutista até o começo do século XX. Em 1919, um movimento militar transformou o império numa república que se tornou uma ditadura militar.Durante a II Guerra Mundial, a China foi invadida pelos japoneses e que só saíram com a derrota. Durante a ocupação a resistência chinesa lutou ao lado dos aliados, ajudados, principalmente pelos Estados Unidos.

A resistência na sua maioria foi organizada pela população que tinha uma certa simpatia pelo movimento camponês e operário.No fim da guerra esse movimento não aceito a volta dos militares ao governo e apoiados pela URSS e organizados pelo partido comunista chinês organizava um grande exército que depois de uma longa luta tomou o poder e transformou a China numa república socialista.

Contestado

Foi em 1912 o começo das hostilidades.Na região do contestado entre Paraná e Santa Catarina.Movimento de cunha miteranista ou mirriânica .Foi um movimento de revolta contra a exploração da população nativa pelos grupos econômicos.Com motivações de fundo religioso. Foi uma revolta rural.O governo da época dividiu o território e fez uma fronteira.Os nativos foram massacrados pela guerra e a desculpa da ferrovia não serviu para nada, pois foi abandonada.

II Guerra Mundial

1939 = início da II Guerra Mundial e invasão da Polônia.URSS e Alemanha dividem a Polônia entre si pelo pacto de não agressão.
1940 = invasão da França.
1941 = Japão ataca os Estados Unidos.Alemanha rompe o pacto de não agressão e invade a URSS.
1942 = reação aliada com o recuo das forças do eixo
1943 = URSS detém o avanço nazista
1944 = aliados desembarcam na Normandia.Início da queda do eixo
1945 = maio - rendição alemã
            agosto - bombas atômicas e rendição do Japão
            Fim da II Guerra Mundial  

Revolução de 1930

A revolução de 1930 terminou com a vitória dos rebeldes e com a promessa da elaboração de uma nova constituição.O governo provisório, presidido por Getúlio Vargas, já levava quase dois anos e a assembléia constituinte não fora convocada.Os paulistas que faziam oposição do governo provisório se rebelaram para exigir a prometida constituição.A rebelião paulista foi violentamente reprimida pelas forças policiais e provocaram a morte de alguns dos constitucionalistas.São Paulo transformou a revolta em conflito aberto contra o governo federal.Mas apesar do apoio dos militares paulistas, o conflito foi contido pelas tropas do governo federal.Mas o movimento apesar de derrotado, alertou o Brasil para a necessidade da nova constituição, pois o governo ainda era de caráter "provisório".

Carta de amor de um químico

Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2012.

Querida Valência?

Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível entre nós dois, mais sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou  nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável.

Lembro-me de que tudo começou nurârio passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio.Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio.Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos nossos coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável.Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu carinhosamente:"Próton, com quem tenho o praseodímio de falar?"Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nenhum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.

Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição.Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo:manganês cuidar do seu cobre acredite níquel que digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho.Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogrado e me metais na cadeia.

Sinceramente, não sei por que você está à procura de um processo de separação, como se fóssemos misturas, e não substâncias puras!Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva.

Espero que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio).Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição.Antes de deitar-me, ainda com o abajur acésio, descalcio meus sapatos mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio.

Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer  com que tudo voltasse à normalidade inicial.Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumino e estou triste porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base.

Aproveito para lembrar-lhe de devolver meu disco da KCI.

Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.

Abrácidos do:
Lantânio