quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A geografia

-Definição
    A geografia é uma ciência que estuda a distribuição dos aspetos físicos e humanos da superfície terrestre, os localiza, descreve, explica e inter relaciona.Do grego - Geographia - que significa descrição da Terra.A geografia tem como principal objeto de estudo o Espaço Geográfico, que corresponde ao palco das realizações humanas.

-Especialidades da geografia:

Geografia humana: estudo das mudanças verificadas no globo terrestre em consequência das atividades humanas.

Geografia política: estuda da influência de fatores econômicos de um país.

Geografia física: focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia e relevo e os impactos decorrentes da exploração.

Geografia econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo.

Geografia cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas a dos lugares.

Geografia médica: realiza mapeamento de doenças e sua distribuição no espaço geográfico.


-Conceitos da geografia:

ESPAÇO GEOGRÁFICO: é conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana.O espaço geográfico apresenta:
            *elementos naturais = rios, vegetação, montanhas
            *elementos culturais = estradas, cidades, indústrias
            *elementos invisíveis= amizade, amor

PAISAGEM:porção de território que abrange num lance de olhos, vista, panorama.É o conjunto dos naturais e culturais que podem ser vistos em um local.
            *paisagem natural = onde a intervenção do homen é pequena ou inexistente.Exemplos: trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas.
            *paisagem cultural:resultantes de transformações da natureza pelo trabalho humano.Exemplos: rodovias, cinemas.

LUGAR:é uma  porção ou parte do espaço onde vivemos nosso cotidiano em interação com uma paisagem, isto é, numa relação nós influenciamos essa paisagem e estabelecemos vínculos.Exemplo:nossa casa, nossa rua.

TERRITÓRIO:é um dos elementos constituído do Estado, composto pela porção física do planeta sobre o qual ele exerce a soberania.

ESTADO:é uma constituição organizada, social e juridicamente ocupando um território definido, normalmente a lei máxima é uma Constituição escrita e dirigida por um governo, também possuindo soberania reconhecida internamente e externamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário