segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A revolta dos Canudos

Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em  1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos.Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro.

A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por um grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex- escravos partiram para Canudos, cidade liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro.

Os grandes fazendeiros da região, unindo - se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à república  recém - instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores.Criaram - se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção a capital para depor o governo republicano e reinstalar a monarquia.

Esta revolta, ocorrida  nos primeiros tempos  da república, mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil. Assim como as greves, as revoltas que reinvidicaram melhores condições de vida, foram tratadas como " casos de polícia " pelo governo republicano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário