segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Corrida Espacial

Corrida espacial foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial.Entre 1957 e 1975, a rivalidade entre as duas superpotências durante a Guerra Fria focou-se em atingir pioneirismos na exploraação do espaço, que eram vistos como necessários para a segurança nacional e símbolos da superioridade tecnológica e ideológica de cada país.A corrida espacial envolveu esforços pioneiros no lançamento de satélites artificiais, voo espacial humano, sub-orbital e orbital em torno da Terra e viagens tripuladas à Lua.A competição efetivamente começou com o lançamento do satélite artificial soviético Sputnik1 em 4 de outubro de 1957 e concluiu-se  com o projeto cooperativo Apollo - Soyuz em julho de 1975. A corrida espacial teve suas origens na corrida armamentista que ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando, tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos capturaram a tecnologia e especialistas de foguetes avançados alemães.

A corrida espacial provocou um aumento sem precedentes nos gastos com educação e pesquisa pura, o que acelerou os avanços científicos e levou as tecnologias benéficas para a população.O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika.Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II.

Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço, em um voo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O voo de Gagarin ocorreu em 12 de abril de 1961.

O lançamento da Sputnik  e a colocação do primeiro homem no espaço devem- se , em grande parte, ao talento do engenheiro soviético Sergei Korolev , o engenheiro - chefe do programa espacial soviético, que conseguiu convencer Nikitta Khrushchov, na época o líder da URSS, a investir no programa espacial.Quatro meses após o lançamento da Sputtnik I, os EUA responderam com seu primeiro satélite, o Explorer I, em 31 dee janeiro de 1958.

O número de satélites artificiais terrestres e sondas espaciais lançados pelos EUA e pela URSS multiplicaram- se nos primeiros anos da corrida espacial.Por volta da metade da década de 1960 ambos, EUA e URSS, haviam lançado tantos satélites que se tornaria inconvenientemente indicá- los a todos num artigo generalista como este.Além da Sputtniks, os soviéticos lançaram 12 satélites da série Cosmos, e os EUA havia lançado 16 satélites da série Explorer e mais 38 satélites de reconhecimento Discoverer.

Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos EUA, a Nasa, responsável por coordenar todo e esforço estadunidense de exploração espacial e administrar o programa espacial dos EUA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário